Estratégias e recursos da aula
● Roda de conversa
● Dinâmicas
● Conversas com os pais e familiares
● Trabalhos diversos (colorir, recortar, etc)
● Brincadeiras – músicas e jogos utilizando microsistem e
computadores
● Álbum da vida(fotos e relatos da família)
Culminância
● Mural de Atividades e Álbum – Minha Vida
●Apresentação de fotos dos trabalhos diários através do
Datashow.
No
laboratório de informática:
Utilizar o software Jclic e criar:
● um Jogo de Memória com os nomes das crianças
● uma atividade de Associação complexa (nome das crianças
e alfabeto)
Utilizar a Internet para:
● apresentar os vídeos (Youtube das músicas sugeridas:Músicas
- Balão Mágico
É tão lindo: - http://www.youtube.com/watch?v=Y92lpGWDBi0
Amigos do Peito
-http://www.youtube.com/watch?v=pQ742o18yDo&feature=related)
● pesquisar o significado dos nomes (nessa atividade é
bom que o professor
pesquise antes e levante sites confiáveis – informações
corretas – ao nível da
criança, etc.).
Sugestão:
http://www.dicionariodenomesproprios.com.br/por
(colocar cores diferentes os masculinos dos femininos.)
Fichamento
Quem sou eu???
Diciplina:Interdisciplinar
Tecnologias
●Microsistem
● Datashow
● Computadores
● Internet
● Impressora
● CD
|
Conteúdos
●Nome
●
Auto-estima
●
Imagem
●Interação
com as pessoas (família, escola e grupo social)
●
Respeito à diversidade.
|
Oportunidades de
Ensino
●conhecer
a história de seu nome e seu significado;
●
Identificar os costumes de sua família e do grupo social ao qual pertence;
●
conhecer e respeitar costumes de outras famílias, grupos sociais e povos.
●identificar
suas preferências e comportamentos diante do mundo em que vive;
●desenvolver
a imaginação e a criatividade.
|
Análise da aula selecionada
Na análise desta aula podemos ver que trabalhar
a identidade das crianças é uma das formas mais seguras de favorecer o
conhecimento e a convivência entre elas. Ajudando-as a perceberem que também
atuam no mundo em que vivem. Auxiliando-as a conhecer-se melhor podemos
contribuir para a aceitação do outro, das diferenças e reforçar as atitudes de
respeito à diversidade. O envolvimento da família nas atividades escolares
também contribui para o desenvolvimento destes educandos, e a utilização de
recursos variados contribui de forma que o aprendizado se efetive. A avaliação qualitativa acontece durante todo
o processo, havendo sempre que necessário à intervenção do professor.
Aluna: Marlei da
Silva Campos
Ao trabalhar a identidade da criança,ela poderá se auto
afirmar, aprender a conviver com as diferenças entre os semelhantes, a partir
daí respeitar e aceitar as diversidades. A família contribui quando ela é
parceira da escola fortalecendo o vínculo escola,família,criança. Os recursos
didáticos serão suporte e auxílio ao professor em todo o processo do ensino
aprendizagem.
Aluna: Cláudia Batista Lima Cunha Teixeira
Sem comentários:
Enviar um comentário