segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Atividade 1.5 -Sugestão de aula:Quem sou eu?



 
Sugestão de aula:Quem sou eu?
Estratégias e recursos da aula
● Roda de conversa
● Dinâmicas
● Conversas com os pais e familiares
● Trabalhos diversos (colorir, recortar, etc)
● Brincadeiras – músicas e jogos utilizando microsistem e computadores
● Álbum da vida(fotos e relatos da família)
Culminância
● Mural de Atividades e Álbum – Minha Vida
●Apresentação de fotos dos trabalhos diários através do Datashow.
No laboratório de informática:
Utilizar o software Jclic e criar:
● um Jogo de Memória com os nomes das crianças
● uma atividade de Associação complexa (nome das crianças e alfabeto)
Utilizar a Internet para:
● apresentar os vídeos (Youtube das músicas sugeridas:Músicas - Balão Mágico
É tão lindo: - http://www.youtube.com/watch?v=Y92lpGWDBi0
Amigos do Peito -http://www.youtube.com/watch?v=pQ742o18yDo&feature=related)
● pesquisar o significado dos nomes (nessa atividade é bom que o professor
pesquise antes e levante sites confiáveis – informações corretas – ao nível da
criança, etc.).
Sugestão:
http://www.dicionariodenomesproprios.com.br/por (colocar cores diferentes os masculinos dos femininos.)


Fichamento


Quem sou eu???
Diciplina:Interdisciplinar
Tecnologias

●Microsistem
● Datashow
● Computadores
● Internet
● Impressora
● CD


Conteúdos

●Nome
● Auto-estima
● Imagem
●Interação com as pessoas (família, escola e grupo social)
● Respeito à diversidade.
Oportunidades de Ensino

●conhecer a história de seu nome e seu significado;
● Identificar os costumes de sua família e do grupo social ao qual pertence;
● conhecer e respeitar costumes de outras famílias, grupos sociais e povos.
●identificar suas preferências e comportamentos diante do mundo em que vive;
●desenvolver a imaginação e a criatividade.



Análise da aula selecionada
     Na análise desta aula podemos ver que trabalhar a identidade das crianças é uma das formas mais seguras de favorecer o conhecimento e a convivência entre elas. Ajudando-as a perceberem que também atuam no mundo em que vivem. Auxiliando-as a conhecer-se melhor podemos contribuir para a aceitação do outro, das diferenças e reforçar as atitudes de respeito à diversidade. O envolvimento da família nas atividades escolares também contribui para o desenvolvimento destes educandos, e a utilização de recursos variados contribui de forma que o aprendizado se efetive.  A avaliação qualitativa acontece durante todo o processo, havendo sempre que necessário à intervenção do professor.

  Aluna: Marlei da Silva Campos
           



Ao trabalhar a identidade da criança,ela poderá se auto afirmar, aprender a conviver com as diferenças entre os semelhantes, a partir daí respeitar e aceitar as diversidades. A família contribui quando ela é parceira da escola fortalecendo o vínculo escola,família,criança. Os recursos didáticos serão suporte e auxílio ao professor em todo o processo do ensino aprendizagem.
Aluna: Cláudia Batista Lima Cunha Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário